O acesso gratuito a práticas de saúde alternativas tem levado cada vez mais pessoas a buscar tratamento no Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Mensalmente, mais de dois mil pacientes são atendidos no local, que funciona no Centro Regional de Especialidades Metropolitano.
Tanto a homeopatia quanto a acupuntura podem ser utilizados nas mais diversas enfermidades, sendo adotados como tratamento único ou complementar, dependendo da doença.
A coordenadora do Centro, Norma Persio, explica que a homeopatia é uma medicina sistêmica, ou seja, não age num órgão específico do corpo humano, mas no sistema psicológico, neurológico, endocrinológico e imunológico do organismo.
“Durante a consulta, todos os detalhes do paciente são observados: a parte física, psíquica, as sensações locais e gerais, e não apenas a queixa principal que o levou ao médico”, destaca Norma.
Com 30 anos de experiência na área, o médico homeopata Francisco Xenocrates Tardin, lembra que o foco do tratamento da especialidade é o paciente e não a doença, por isso são observados todos os sintomas, dando atenção especial ao indivíduo. Para isso, as consultas são mais longas, podendo durar até uma hora.
Tardin explica que a especialidade pode ser empregada em qualquer doença, aguda ou crônica, sem limitação de sexo ou faixa etária. De acordo com o médico, as patologias mais comuns apresentadas pelos pacientes são as de origem respiratória (rinite e asma), dermatológica (psoríase, eczema e sarna), psiquiátricas (depressão), gástricas (refluxo), do aparelho locomotor (artroses), cardiovascular (hipertensão), entre outros.
Após a avaliação, será prescrito o medicamento, cujas dosagens e continuidade dependerão de cada caso. Feito a partir de vegetais, animais ou minerais, os remédios podem ser apresentados em gotas, glóbulos, tabletes ou em pó.
Um dos pacientes adeptos da homeopatia há mais de 10 anos é o servidor público Ademir Silva, 56. Ele procurou atendimento no serviço do CRE devido a um refluxo, que não conseguiu curar com a medicina tradicional, mesmo após duas cirurgias. “Hoje, qualquer dor de cabeça que tenho procuro o homeopata”, contou.
Acupuntura – A acupuntura é uma técnica que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para obter efeito terapêutico. Elas atravessam a pele até o músculo e atingem terminações nervosas que são estimuladas e enviam impulsos para o Sistema Nervoso Central, que libera substâncias como a dopamina, a serotonina e a betaendorfina. Chamadas de neurotransmissores, essas substâncias agem causando efeitos analgésico, antiinflamatório, anti-depressivo e relaxante muscular.
O médico acupunturista da Sesa, Ceciliano José Schunk, afirma que uma das vantagens da técnica em relação aos tratamentos convencionais é a ausência quase total de efeitos colaterais. É muito procurada para o tratamento de dores musculares, articulares e também doenças do sistema nervoso, respiratórios e digestivos, além de auxiliar no tratamento de obesidade, depressão e estresse.
Depois de uma avaliação detalhada do paciente, definido o diagnóstico, o médico escolhe os pontos que serão trabalhados. As agulhas usadas são extremamente finas, descartáveis e não cortantes. A dor no momento da aplicação é mínima.
Em geral, é prescrita uma média de dez sessões, de 15 a 20 minutos, uma vez por semana. A duração do tratamento vai depender da evolução e da gravidade da doença.
Em sua segunda sessão, a doméstica Laura Florência Nascimento Santos, 69, já sentiu alívio para a sua dor lombar crônica. “Já fiz vários tratamentos e não consegui resolver meu problema. Por isso, procurei o serviço do CRE”, contou
Fluxo – Para ter acesso aos serviços de homeopatia e acupuntura, o paciente não precisa ser encaminhado por unidade de saúde, nem ser referenciado por profissional médico, pois a adesão é espontânea. Ele também não precisa ir pessoalmente ao local, basta ligar para o telefone (27) 3388-1637 para obter as informações necessárias ao agendamento de consulta.
Neste primeiro contato, o usuário é convidado a assistir a uma palestra de acolhimento e orientação sobre o serviço e a especialidade. A palestra é ministrada por um médico do serviço e abrange as características das especialidades, seus fundamentos, vantagens, os cuidados e a importância de evitar a automedicação. Depois, a primeira consulta é marcada. A capacidade de atendimento do serviço da homeopatia é de 1.576 pacientes por mês e, da acupuntura, de 748 usuários mensalmente.
Além do atendimento ambulatorial, o Centro de Referência desenvolve pesquisa, ensino e educação continuada, com encontros médicos de estudos de casos todas as quartas-feiras pela manhã em seu auditório.
Serviço
Funciona no CRE Metropolitano
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7 às 18 horas
Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica
Contato: (27) 3388-1636/1637
FOTO: Assessoria de comunicação/Sesa
Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo.