Terapia alternativa curativa e de prevenção, a acupuntura é indicada para tratar as mais diversas enfermidades. Entre elas, depressão, insônia, dores de cabeça, dores musculares, nas costas e articulações, ansiedade, tensão pré-menstrual, constipação intestinal e até obesidade. Neste caso, a acupuntura atua para diminuir a compulsão alimentar.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferta o tratamento no Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura, localizado no CRE Metropolitano, em Jardim América, Cariacica. Disponível desde 2009, o serviço registra 300 novos usuários a cada ano. Em 2010, foram realizados mais de 1.250 procedimentos com as “agulhas milenares”. O paciente que adere ao tratamento realiza uma média de dez sessões, sendo um encontro por semana.
A técnica consiste na colocação de agulhas em pontos específicos do corpo. Elas atravessam a pele até o músculo e atingem terminações nervosas que são estimuladas e enviam impulsos para o Sistema Nervoso Central que libera substâncias como a dopamina, a serotonina e a betaendorfina. Chamadas de neurotransmissores, essas substâncias agem causando efeitos analgésico, antiinflamatório, anti-depressivo e relaxante muscular.
Entre as vantagens em relação aos tratamentos convencionais, na acupuntura há uma ausência quase total de efeitos colaterais. “Isso porque estimulamos a liberação de processos naturais do corpo”, explica o médico acupunturista da Sesa, Ceciliano José Schunk. Além disso, a técnica tem efeito prolongado e cumulativo. “Ao final do tratamento, se o paciente não estiver curado, terá tido os sintomas minimizados, obtendo melhor qualidade de vida”, afirma Schunk.
De acordo com o médico, os resultados são efetivos em 80% dos pacientes que optam pela terapia. Os 20% restantes estão associados a fatores genéticos ou à combinação da acupuntura com medicamentos – como os corticóides -, o que pode comprometer seu efeito. Sem contra-indicação, a única restrição seria a aplicação em pacientes com lesões graves na pele. E para quem teme as agulhas, o médico tranquiliza: “elas são descartáveis, com diâmetro um pouco maior que um fio de cabelo, por isso, a dor, no momento da aplicação, é mínima e fugaz”.
Fluxo
Os interessados no tratamento devem entrar em contato com o Centro de Referência, que fica no CRE Metropolitano. Todos os candidatos devem comparecer a uma palestra com informações sobre a técnica que é ministrada para grupos de até 30 pessoas. No mesmo encontro, é realizada a Classificação de Riscos, método que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade de cada caso. Em seguida, são agendadas as consultas, priorizando os casos mais graves. Na primeira consulta, o médico acupunturista realiza uma anamnese (histórico) detalhada do paciente e nas sessões seguintes são feitos os procedimentos.
Saiba mais
A palavra acupuntura vem do latim “Acum” (agulha) e “Punctum” (picada ou punção) e significa punção por agulhas. A técnica foi descoberta na China, há quatro mil anos. Chegou ao Ocidente no século XVII e começou a ser praticada no Brasil 40 anos trás. Em 1995, foi reconhecida como especialidade médica no País que hoje conta com três mil especialistas. O título de especialista é concedido após uma pós-graduação de dois anos e prova de avaliação.
Serviço:
Centro de Referência em Homeopatia e Acupuntura
Funciona no CRE Metropolitano
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7h30 às 17h30
Endereço: Rod. BR 262, Jardim América, Cariacica
Contato: (27) 3388-1637
Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo.